quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Recomendações e medidas preventivas no Yoga

É importante que o praticante de Yoga tenha sempre presente de que é o principal responsável pela integridade e saúde do seu corpo. É por isso importante, realizar exames médicos e uma avaliação postural fitoterapêutica antes de iniciar a prática. Se existir alguma restrição física ou de saúde, ou contra-indicação médica, essa informação deve ser veiculada ao professor.

De um modo geral existem regras, que se devem seguir, que asseguram uma prática eficaz:

- Mesmo sendo saudável, não se devem praticar asanas com febre, gripe, enxaqueca ou qualquer outra doença passageira.

- Deve-se evitar fazer a prática, sem a supervisão de um instrutor competente e acompanhamento médico nos seguintes casos: hipertensão, problemas cardíacos, hérnia de disco, disco vertebral deslocado, hérnia inguinal, úlcera péptica ou outros problemas graves de saúde. Hipertiroidismo e Hipotiroidismo pedem cuidados especiais para cada caso.

- No caso da mulher, se esta estiver entre o primeiro e o terceiro dia do seu período menstrual, deverá considerar a possibilidade, por motivos energéticos, de evitar as posturas finais de inversão sobre os ombros ou sobre a cabeça, ou outras em que o útero fique acima do coração. Embora hajam muitas mulheres que não interrompem a prática dessas posições durante a menstruação, há algumas que se sentem muito desconfortáveis ao fazê-las. Aqui, cada caso, é um caso. Na opinião de alguns, as mulheres não devem praticar durante esses três primeiros dias do ciclo menstrual.

- Em caso de gravidez, deve-se evitar praticar asanas de pé durante os primeiros três meses de gestação, sendo que nestes são aconselhados apenas asanas sentados. No último mês, não devem ser praticados asanas.

- Deve-se comparecer às aulas regularmente e praticar em casa os exercícios recomendados, evitando praticar asanas próximo de móveis ou objectos que possam magoar, no caso de se perder o equilíbrio ou cair.

- Na medida do possível, deve-se praticar todos os dias e no mesmo horário, para adquirir disciplina. Somente a prática constante irá proporcionar mudanças profundas no seu corpo e na sua mente. Para dominar o método e de facto tirar algum resultado positivo das práticas, é preciso fazer um treino sistemático e constante, de forma que se possa progredir harmoniosamente.

- Por razões energéticas, desaconselha-se o banho imediatamente após praticar. Mas deve-se tomar banho antes da prática.

- O ideal é fazer a prática em jejum, com o estômago, a bexiga e os intestinos vazios. Caso haja extrema necessidade, deve-se comer algo leve e em pequena quantidade (frutas são uma boa opção).

- Preferir os líquidos e hidratar-se antes de começar. Evitar comer até meia hora após terminar a prática.

- Devem-se usar roupas leves e confortáveis, que não cortem a circulação e permitam liberdade de movimentos. Antes da prática, deve-se tirar relógio, pulseiras ou colares.

Se algum exercício produzir dor ou desconforto, deve-se evitar fazê-lo nas próximas práticas. É importante ouvir o próprio corpo. Ser natural e aprender a usar a intuição e a aplicar a espontaneidade nas práticas. É importante o esforço, mas não forçar os próprios limites. Perseverança, mas sem tortura.

- A respiração deve ser uniforme e ritmada, mantendo o som sussurrante do ujjayi pranayama na garganta. Tomar consciência de como os diferentes exercícios modificam a respiração e como isso se reflecte no fluxo do pensamento. Evitar que os ritmos respiratórios e cardíaco se acelerem demasiadamente.

- Deve-se observar a atitude com que se entra na prática: evitar a competição, seja com os demais, seja consigo próprio. Evitar também comparar o rendimento de hoje com o de ontem.

- A prática deve ser Interrompida, em caso de perda de fôlego ou se ficar muito cansado.

- Deve ser recordado que alguns exercícios são opcionais e que se deve conhecer e respeitar os limites para praticar de maneira segura. Evitar exageros e manter-se consciente o tempo todo: usar o bom senso!

Sem comentários:

Enviar um comentário