quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Yoga e Meditação

Para nós, ocidentais, "Meditar" significa reflectir a respeito de alguma coisa. No oriente, meditar é algo bem diferente. É entrar num estado de consciência onde se torna mais fácil compreender a si mesmo. Assim, através da meditação vamos prestar atenção e descobrir quem realmente somos. A prática do Yoga leva ao auto-conhecimento, à compreensão de si mesmo e do mundo em que se vive. Com o Yoga e a Meditação adquire-se equilíbrio, tranquilidade, saúde física e mental.

O controlo da respiração é necessário, para que se controle o Prana (Energia vital), durante a meditação. Por isso, uma das práticas de yoga consiste neste treino respiratório e energético – Pranayama.

O local para praticar meditação deve ser calmo, limpo e tranquilo, evitando-se a possibilidade de se ser interrompido. A melhor hora para meditar é durante o nascer do sol, se bem que qualquer hora é conveniente, desde que possível e executável.

A atitude na prática de yoga e meditação é a de não competitividade. Persistência, mas sem preocupação com os resultados. Atenção em cada músculo, cada tendão, ou seja, em si mesmo. Nunca exigir nada do corpo, nem da mente. Mas levá-los a… Evoluir, sem competição própria, ou com os demais. Entender sempre a dor como um sinal de alarme e de necessidade de recuo

Sem comentários:

Enviar um comentário