quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Relaxamento

O relaxamento progressivo é uma técnica em que 16 grupos musculares são relaxados um depois do outro. Cada grupo é inicialmente contraído e depois libertado várias vezes, conseguindo um relaxamento cada vez mais profundo do grupo muscular.

Passos a seguir para um relaxamento profundo:

1. Procurar uma posição confortável, numa cadeira ou deitado com almofada a apoiar o pescoço.
2. A sequência tensão-relaxamento de cada grupo muscular é repetida até se conseguir o relaxamento nos músculos em questão, igual ao relaxamento nas partes já relaxadas
3. É importante que o largar da tensão nos grupos musculares não seja lento mas repentino.
4. Deve dar-se tempo para se sentir os indicadores do relaxamento: calor ou peso.
5. O treino é essencial. Relaxar é como qualquer outra aptidão que se aprende.
6. O relaxamento depois pode ser utilizado como resposta às sensações de tensão ou ansiedade.
7. Tentar não se mover durante o exercício e manter os olhos fechados.
8. Tentar respirar na barriga e não no peito (respiração abdominal.

As tensões e emoções traduzem-se em compressões não só musculares mas também a nível de todos os nossos órgãos internos o que altera o seu bom funcionamento o que acaba por prejudicar a nossa saúde.

Os nervos passam através dos tecidos para irem enervar tecidos e órgãos mas se existirem tensões e compressões nestes, a circulação nervosa sairá debilitada agravando todo o funcionamento dos tecidos e órgãos.

É quando andamos mais tensos que a nossa coluna e por vezes a cabeça (para além dos órgãos e do resto do corpo) mais se queixam.

São bem conhecidos os efeitos do relaxamento no alívio de dores e tensões assim como no bem estar e na saúde das pessoas. A nível da coluna essas tensões ao manterem-se acabam por provocarem todos aqueles problemas que todos conhecemos e de que todos já ouvimos falar (escoliose, espondilose, lordose, cifose, artrose e muitos outros problemas).

Libertar as tensões dos tecidos e órgãos deveria ser uma coisa com que todas as pessoas se deviam preocupar caso desejem que o seu corpo e a sua saúde melhorem.

Por tudo isto se vê a importância do relaxamento pois só quando a pessoa se sente mais relaxada e confiante, permite ao seu corpo abrir-se e assim libertar as tensões e emoções que acumulou ao longo da vida e que a têm estado a impedir de usufruir de boa saúde e daquilo que a vida tem de bom para oferecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário