segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A importância da respiração na prática

De um modo geral, não temos consciência da respiração; o ar percorre o nosso corpo sem que exerçamos acção voluntária sobre a sua trajectória. No yoga, esse processo é elevado ao nível da percepção. É a pessoa quem toma a iniciativa e controla o fluxo do ar.

Na respiração normal, o ar é absorvido pelas narinas, inaudivelmente sem esforço ou movimentação exagerada de nariz e peito. Passa despercebido, desde a entrada pelas narinas, atravessando vias nasais e orais, a traqueia e finalmente chegando aos pulmões.

Um dos aspectos mais importantes a ressaltar é que a boa respiração deve ser "nasal ". O homem, devido a causas patológicas ou por maus hábitos, é o único entre os mamíferos que, às vezes, respira pela boca, ocasionando uma insuficiente alimentação de ar nos pulmões. Além disto, o nariz é um filtro contra a poeira e bactérias. De forma que quando respiramos pela boca estamos mais sujeitos às infecções contidas no ar.

Efeitos da boa respiração: Aumento de pressão, produzindo assim maior afluência de sangue em diversas regiões, assegurando a conversão de sangue venoso em arterial, regulando o equilíbrio ácido-base do organismo, estimulando os intercâmbios nutritivos das células, tecidos e órgãos de todo o corpo.

A maior parte das pessoas inspira o ar pelas narinas, levantando simultaneamente o peito e forçando os ombros para traz. A respiração profunda do yoga é inteiramente diferente. Quando dormimos, automaticamente, ou melhor, instintivamente recorremos de tempo em tempo à respiração profunda. Isso demonstra que é de natureza elementar e que podemos, por meio dela, conscientemente, estabelecer um contacto entre o nosso ser interior e as poderosas forças da natureza, ou seja, quando estamos intensamente concentrados, ou quando pensamos profundamente, a nossa respiração fica inconscientemente suspensa. Por outro lado, quando a mente é afligida por qualquer motivo, torna-se rápida e irregular. Portanto para controlar a actividade mental, o yogui deve aprender a regular a respiração.

Sem comentários:

Enviar um comentário