quarta-feira, 4 de março de 2009

Dicas para Meditar


Para conseguir meditar, deve-se em primeiro lugar, desenvolver a habilidade de concentração e conservar a mente canalizada numa só direcção. O primeiro passo para meditar será praticar as posturas de yoga, a respiração profunda e o relaxamento. Aquele que não tiver controlo sobre o seu corpo, não poderá pretender usar correctamente o espírito, não saberá concentrar-se e muito menos meditar - diz Swani Paramananda no livro Concentration and Meditation.

Como praticar
Para vivenciar os benefícios da meditação é necessário praticá-la regularmente como ocorrem com qualquer actividade, não sendo possível obter êxito a não ser que lhe dediquemos energia. Tentar meditar todos os dias ou várias vezes durante a semana será o ideal.

Local para meditar
O melhor é reservar um canto especial para as sessões de meditação. Preparar um assento, seja almofada ou chão, cama, sofá ou até uma cadeira. Torne o local o mais agradável possível. Que seja limpo, tranquilo e que seja um lugar onde se sinta contente em estar lá. Se preferir fazer um altar colocando figuras que inspirem, velas, incenso ou outras oblações. O que importa é cercar o ambiente de coisas que sejam propícias a uma boa meditação.

Tempo:
No início é melhor meditar por períodos curtos - de 10 a 30 min e finalizar a sessão enquanto a mente e o corpo ainda estiverem tranquilos e dispostos.


Benefícios físicos

* A diminuição da frequência cardíaca e redução da carga de trabalho do coração.
* Redução dos níveis de cortisol e de lactato - duas substâncias químicas associadas ao stress.
* Redução de radicais livres de moléculas instáveis de oxigénio que podem causar danos a nível dos tecidos. Existe a ideia que pode ser um factor importante no envelhecimento e em muitas doenças.
* Diminuição da pressão arterial elevada.
* Maior resistência periférica (resistência pele). A baixa resistência da pele está relacionada com o stress e altos níveis de ansiedade.
* Queda nos níveis de colesterol. Elevados níveis de colesterol estão associados a doenças cardiovasculares.
* Aumento do fluxo de ar para os pulmões, resultando num respirar mais fácil - muito útil para pacientes com asma.
* Rejuvenescimento.

Benefícios psicológicos

* Aumento de actividade nas zonas cerebrais associadas à criatividade, aumento da capacidade de raciocinar.
* Diminuição da ansiedade.
* Diminuição e mesmo eliminação de estados de depressão.
* Diminuição da irritabilidade e apatia.
* Melhoramento da capacidade de aprendizagem e memória.
* Aumento da auto-estima.
* Aumento da energia, vitalidade e rejuvenescimento.
* Aumento da sensação de bem-estar e felicidade.
* Aumento da estabilidade emocional


Benefícios espirituais da meditação

Quanto mais tempo um indivíduo pratica meditação, maior a probabilidade de que os seus objectivos e os esforços mudem no sentido do crescimento pessoal e espiritual. Muitos indivíduos querem inicialmente só aprender a meditar para aspectos relacionados com um certo equilíbrio seja emocional ou físico, mas contudo percebem a sua profundidade espiritual e por consequência aprofundam essa área naturalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário