segunda-feira, 21 de julho de 2008

O meu desafio.. e a minha lição...

Há 10 meses atrás, saíram as colocações para os professores contratados como eu. Nessa altura, soube que havia ficado colocada a 90 Kms de distância. Culpa minha, porque obviamente coloquei esse sítio a concurso. Mas, havia sido o mais longe kilométricamente falando, para o qual havia concorrido e obviamente na esperança de ficar mais perto. Mas tal não aconteceu.

Fiquei triste. Haviam duas possibilidades: ou iria fazer 180 Kms diariamente, a entrar sempre às 8.30 da manhã, ou alugava casa lá e não poderia fazer uma das coisas que mais gosto: as minhas aulas de yoga.

Ponderando todos os benefícios e contras, optei claramente pela primeira hipótese. O yoga, é para mim, a claridade no meio da escuridão. Claro que, na ponderação, contou também a minha família e a minha casa. São um dos meus pontos de equílibrio.

Então mentalizei-me. Pensei: há coisas bem piores - pelo menos tenho trabalho!!! E pensei: hei-de conseguir!!!

O ano lectivo terminou hoje para mim!!! As viagens terminaram (pelo menos por agora). Hoje fui à Escola. Já não ia lá há uma semana, devido à impiedosa pedra no rim, que me torturou, nos últimos dias.

Fui lá e fiz a viagem. E desta vez foi uma viagem diferente. Não só porque me ia despedir, mas também porque a viagem me pareceu interminável. E pensei: como é que eu fui capaz? Um ano inteiro, todos os dias...

Mas fui!!!

Fui capaz de fazer algo que à partida julgava extremamente difícil e sinto-me mais forte.

Então, julgo que, como tudo na vida, este foi mais um obstáculo que tive de ultrapassar, para me sentir mais capaz... mais capaz da vida. De agarrar a vida e fazer o que for preciso. De lutar para fazer o que gosto. Lutei e fui capaz. Venci esta etapa!!! E aprendi que, por vezes impomos limites a nós mesmos, que não existem. E aprendi que, tudo, mas mesmo tudo, depende da forma como vemos a realidade. Ou a enfrentamos, mesmo com medos, com cansaço, com dores; ou então refugiamo-nos na pena por nós mesmos. E este penso que será o mais triste desenlace.

É claro que foi um ano muito difícil. Muito rígido. Muitas viagens. Muito pouca vontade de fazer outro tipo de viagens!!!

Mas passou... E fui capaz!!!

"A noite passada o paredão ruiu
pela fresta aberta o meu peito fugiu
estava do outro lado a tricotar janelas
vias-me em segredo ao debruçar-te nelas
cheguei-me a ti, disse baixinho "Olá"
toquei-te no ombro e a marca ficou lá
o sol inteiro caiu entre os montes
e então tu olhaste, depois sorriste
disseste "'Inda bem que voltaste"

Sérgio Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário