sexta-feira, 12 de junho de 2009

As doenças e os Chacras



Para quem acredita que a energia move o cosmos e portanto tudo o que se relacione com as nossas vidas, é fácil perceber que bloqueios desta energia universal, podem causar doenças e sintomas. No fundo, compreender e tentar resolver o que emocionalmente não está resolvido em cada um de nós, pode ser fundamental, para atenuar ou mesmo curar uma doença. O nosso corpo dá-nos sinais do que é que vai mal. Devíamos escutá-lo com mais atenção.

Assim, deixo-vos aqui um pequeno resumo sobre o sistema de chacras e a sua relação com as diferentes doenças.

Chacra da Coroa

Órgãos: Qualquer sistema do organismo. Mental/Emocional: Ter um sentido bem definido da vida em oposição a assumir que o sentido da vida pode não ser aparente. Estabelecer ou não um elo com a divindade ou a espiritualidade. Compreender e aceitar o paradoxo de que cada um tem a capacidade de influenciar a sua própria vida e que os acontecimentos ocorrem quando e como devem, se bem que não seja possível orientar alguns deles, ou assumir o contrário. Físico: Paralisia cerebral, doenças genéticas, esclerose, anomalias em vários sistemas, uma doença qualquer implicando perigo de morte, ou um acidente que possa servir de alerta.

Chacra Frontal

Órgãos: Cérebro, glândula pineal, olhos, ouvidos e nariz. Mental/Emocional: Ter uma percepção clara em contraponto à ambiguidade. Predomínio do hemisfério cerebral esquerdo em oposição ao direito irracional / racional, holográfico / linear, flexível / inflexível no pensamento. Físico: Tumor cerebral, hemorragia, enfarte, distúrbios neurológicos, cegueira ou surdez, doença de Ménière, tonturas, acúfenos, doença de Parkinson, deficiências de aprendizagem, ataques.

Chacra Laríngeo

Órgãos: Tiróide, traqueia, vértebras do pescoço, garganta, boca, dentes, gengivas. Mental/Emocional: Na comunicação, expressão em contraponto à compreensão falar / ouvir, no sentido da oportunidade, avançar em lugar de aguardar, na vontade, força interior em vez de complacência. Físico: Bronquite, problemas na tiróide, rouquidão, inflamação crónica da garganta, úlceras da boca, problemas das gengivas, articulações temporomaxilares, discos cervicais, dores de pescoço crónicas, laringite, inchaço das glândulas do pescoço.

Chacra Cardíaco

Órgãos: Coração, pulmões, vasos sanguíneos, ombros, costelas, seios diafragma, tracto superior do esófago. Mental/Emocional: Expressão emocional, com capacidade para sentir, expressar e resolver totalmente a fúria, a hostilidade, a alegria, o amor, a pena e o perdão. Capacidade para criar relações mútuas e recíprocas, equilibrando o dar, com o receber e o de si próprio em contraponto a cuidar dos doutros, ter intimidade com outros contra estar sozinho em intimidade consigo próprio. Físico: Doença coronária, enfarte do miocárdio, hipertensão, arritmia cardíaca, dores no peito, prolapso da válvula mitral, cardiomegalia, insuficiência cardíaca congestiva, asma, alergia, cancro do pulmão, pneumonia, problemas na zona cervical e nos ombros, problemas nos seios incluindo cancro.

Plexo solar

Órgãos: Abdómen, intestino grosso, fígado, vesícula biliar, tracto inferior do esófago, estômago, rins, pâncreas, glândulas supra-renais, baço, coluna dorsal. Mental/Emocional: Auto-estima, autoconfiança, auto-respeito, adequação em contraponto à inferioridade no mundo exterior, responsabilidade contra irresponsabilidade, abuso de drogas, agressividade contra estar na defensiva, competitividade em contraponto à falta de competitividade vencer contra perder, territorialidade, demasiadas fronteiras, medo de assumir responsabilidades e tomar decisões por si próprio, sentimento excessivo de responsabilidade. Físico: Úlceras gástricas ou duodenais, doenças do cólon e intestinais, colite ulcerosa, doença inflamatória intestinal, azia, gastrite, pancreatite, diabetes, obstipação, diarreia, indigestão crónica ou aguda, anorexia, bulimia, doenças hepáticas, hepatite, doenças renais.

Chacra do Sacro

Órgãos: Útero, ovários, colo do útero, vagina, pénis, testículos, próstata, bexiga, intestino grosso, coluna lombar, pelve, apêndice, vesícula biliar. Mental/Emocional: Impulsos equilibrados no mundo exterior, sexo, dinheiro, relacionamentos, capacidade de criar conjuntamente com outros, fertilidade e procriação. Dinâmicas das relações, dependência contra independência, dar e receber e fronteiras definidas contra fronteiras ambíguas, peremptoriedade contra passividade. Físico: Problemas ginecológicos, obstétricos, dor pélvica e da zona lombar, criatividade, potência sexual, problemas urinários, apendicite.

Chacra da Raiz

Órgãos: Apoio do corpo físico, sistema imunológico, articulações da anca, coluna vertebral, sangue. Mental/Emocional: Segurança, confiança no mundo, saber quando confiar e desconfiar, saber quando ou não se sente medo, equilíbrio entre dependência e independência. Físico: Problemas crónicos na coluna vertebral, dores nas costas, ciática, esclerose, tumores no recta, cancro, fadiga crónica, fibromialgia, doenças auto-imunes, artrite, problemas da pele.

O stress, manifestando-se através da raiva, do ressentimento, do sentimento de rejeição, da vingança, do desejo de romper uma relação mas recear as consequências, da vergonha do corpo, da vergonha do ambiente familiar ou do cônjuge, do abuso de crianças ou de ter sido vítima dele, incesto ou violação, de sentir culpa face ao aborto, da incapacidade para engravidar e da incapacidade para desencadear as próprias criações, tende a originar deficiências energéticas nos chakras inferiores (plexo solar, sacro e raiz). Nomeadamente no que toca às relações interpessoais, com afecção directa do chakra da raiz, aparecem os assuntos por resolver com os pais, o incesto e uma programação psicológica fortemente limitadora. Afectando directamente o chakra sacro, surgem o medo do abandono, e questões directamente relacionadas com a segurança financeira, o estatuto social, os filhos e a criatividade.

Assim, aqui ficam algumas dicas... Pode ser que ajudem alguém!