quinta-feira, 19 de março de 2009

Consultas de nutrição

Sempre me interessei por alimentos. Sobretudo pelas suas capacidades e propriedades. Ao longo destes anos de prática de yoga e sobretudo através do curso que frequento actualmente, em yoga, meditação e ayurveda, adquiri algumas capacidades que tenho praticado entre os mais próximos (família e amigos). Por isso, decidi que era tempo de me por à prova e experimentar fazer algo pelos outros com qualidade. Assim, aqui segue a minha proposta: Consultas de nutrição grátis.

Destinatários:

- Quem deseje iniciar uma alimentação equilibrada (não vegetariana ou vegetariana)
- Quem deseje perder peso de forma equilibrada
- Quem deseje adequar o estilo de alimentação, ao seu estilo de vida.
- Quem deseje iniciar um regime de alimentação vegetariano.

Assim, numa consulta, terão acesso ao seguinte:

- 1.ª consulta, em que se determinará:
Índice de massa corporal;
Existência ou não de retenção de líquidos;
Tipo de alimentação e eventuais erros;
Questionário sobre estado de saúde em geral;
Prescrição de uma dieta e exercíco adequados ao objectivo;

- Acompanhamento semanal

- Eventuais tratamentos complementares naturais(massagens, reflexologia, aromaterapia)

As consultas podem ser realizadas pessoalmente ou através da internet (messenger). Em qualquer dos casos terão que ser previamente agendadas.

Então, aqui fica a proposta.

Namaste

segunda-feira, 16 de março de 2009

Mantras

Mantra (do sânscrito Man - mente e Tra - alavanca) é uma sílaba ou poema religioso normalmente em sânscrito. Os mantras provenieram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e jainismo.

Os mantras são entoados como orações, repetidas como as do cristianismo. Contudo, não constituem propriamente um diálogo com Deus.

Mecanismo de funcionamento
Ao longo dos anos, os ocidentais que chegaram ao oriente tentaram explicar porque é que os mantras produzem os efeitos esperados. Alguns psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa e que não é necessário saber o significado das palavras que se entoam, para que estas produzam os mesmos efeitos. Observou-se que não importa a correção da pronúncia: encontrou o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos, e sempre produzindo os efeitos esperados.

Outra explicação seria a mesma usada para o efeito das mudras: um gesto repetido por tantas pessoas durante tantos séculos que criou um tipo de caminho energético - que podemos chamar de marca no akasha, ou no inconsciente colectivo - que é rapidamente seguido pela psique da pessoa que o executa.

Alguns mantras comuns
• Om namah Shivaya (sânscrito)
• Om mani padme hum (sânscrito)
• Om namo bhagavate vasudevaya (do sânscrito)
• Om tare tütare ture soha (tibetano)
• Om tare tam soha (tibetano)
• Nam myoho rengue kyo ( Saddharma-pundarika Sutra em sânscrito)
• Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare (sânscrito)..

quarta-feira, 4 de março de 2009

Dicas para Meditar


Para conseguir meditar, deve-se em primeiro lugar, desenvolver a habilidade de concentração e conservar a mente canalizada numa só direcção. O primeiro passo para meditar será praticar as posturas de yoga, a respiração profunda e o relaxamento. Aquele que não tiver controlo sobre o seu corpo, não poderá pretender usar correctamente o espírito, não saberá concentrar-se e muito menos meditar - diz Swani Paramananda no livro Concentration and Meditation.

Como praticar
Para vivenciar os benefícios da meditação é necessário praticá-la regularmente como ocorrem com qualquer actividade, não sendo possível obter êxito a não ser que lhe dediquemos energia. Tentar meditar todos os dias ou várias vezes durante a semana será o ideal.

Local para meditar
O melhor é reservar um canto especial para as sessões de meditação. Preparar um assento, seja almofada ou chão, cama, sofá ou até uma cadeira. Torne o local o mais agradável possível. Que seja limpo, tranquilo e que seja um lugar onde se sinta contente em estar lá. Se preferir fazer um altar colocando figuras que inspirem, velas, incenso ou outras oblações. O que importa é cercar o ambiente de coisas que sejam propícias a uma boa meditação.

Tempo:
No início é melhor meditar por períodos curtos - de 10 a 30 min e finalizar a sessão enquanto a mente e o corpo ainda estiverem tranquilos e dispostos.


Benefícios físicos

* A diminuição da frequência cardíaca e redução da carga de trabalho do coração.
* Redução dos níveis de cortisol e de lactato - duas substâncias químicas associadas ao stress.
* Redução de radicais livres de moléculas instáveis de oxigénio que podem causar danos a nível dos tecidos. Existe a ideia que pode ser um factor importante no envelhecimento e em muitas doenças.
* Diminuição da pressão arterial elevada.
* Maior resistência periférica (resistência pele). A baixa resistência da pele está relacionada com o stress e altos níveis de ansiedade.
* Queda nos níveis de colesterol. Elevados níveis de colesterol estão associados a doenças cardiovasculares.
* Aumento do fluxo de ar para os pulmões, resultando num respirar mais fácil - muito útil para pacientes com asma.
* Rejuvenescimento.

Benefícios psicológicos

* Aumento de actividade nas zonas cerebrais associadas à criatividade, aumento da capacidade de raciocinar.
* Diminuição da ansiedade.
* Diminuição e mesmo eliminação de estados de depressão.
* Diminuição da irritabilidade e apatia.
* Melhoramento da capacidade de aprendizagem e memória.
* Aumento da auto-estima.
* Aumento da energia, vitalidade e rejuvenescimento.
* Aumento da sensação de bem-estar e felicidade.
* Aumento da estabilidade emocional


Benefícios espirituais da meditação

Quanto mais tempo um indivíduo pratica meditação, maior a probabilidade de que os seus objectivos e os esforços mudem no sentido do crescimento pessoal e espiritual. Muitos indivíduos querem inicialmente só aprender a meditar para aspectos relacionados com um certo equilíbrio seja emocional ou físico, mas contudo percebem a sua profundidade espiritual e por consequência aprofundam essa área naturalmente.