segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Salamba Sarvangasana - Vela



Salamba (sa = com, alamba = suporte) sarva = todos, anga (membros).

Benefícios:
- Acalma o cérebro e ajuda a aliviar o stress e depressão ligeira
- Estimula a tiróide, próstata, glândulas e órgãos abdominais, melhorando a digestão
- Alonga os ombros e o pescoço
- Tonifica pernas e nádegas
- Ajuda a aliviar os sintomas da menopausa
- Reduz a fadiga e alivia insónias
- Terapêutico para asma, infertilidade, e sinusite

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ardha Matsyendrasana - Postura parcial de Matsyendra ou torção lateral



Ardha, em sânscrito, significa parcial, asana quer dizer postura. Matsyendra é o nome de um dos grandes sábios a que se atribui o desenvolvimento do conhecimento yogui. Assim o nome da postura significa Postura parcial de Matsyendra ou torção lateral.
É um asana que energiza a coluna vertebral, estimula o sistema digestivo, os rins e o fígado, alivia dores mentruais, fadiga e ciática. Acorda a energia Kundalini.

domingo, 2 de novembro de 2008

Insights em Sutras

"A liberdade completa é um resultado de uma indagação espiritual, que revelará um interior sem limites, transcendendo os três Gunas (as qualidades da natureza)."

Os três Gunas são: Sattva (pureza ou luz), Rajás (actividade ou vibração), e Tamas (torpor ou escuridão).

"Para experienciar uma mente ajustada (Samadhi), há que atravessar quatro passos: Auto-análise, discernimento, felicidade, e a consciência do eu."

A verdadeira auto-análise, necessita de honestidade, e é bastante difícil, para a maior parte de pessoas, de realizar. O discernimento é difícil e normalmente necessita de experiência de vida significante ou a orientação de um Guru. A felicidade pode ser aprendida, mas algumas pessoas nunca serão felizes. Por fim, "eu" é a conexão espiritual com a consciência suprema, Ser Supremo, ou Deus. Isto é o passo final para o Samadhi, mas às vezes a intolerância retém-nos e não nos permite seguir o caminho correcto. Na realidade, todos os caminhos nobres conduzem em direcção ao "eu".