sábado, 30 de agosto de 2008

A Árvore do yoga



As Raízes

Yama - significa controle

Ahimsá - não usar nenhum tipo de violência;

Satya – fazer uso benevolente das palavras e do pensamento;

Asteya – não se apropriar daquilo que pertence a outros indivíduos;

Brahmacharya – sentimento profundo de consciência espiritual;

Aparigraha – atender as suas próprias necessidades sem se deixar levar por excessos


O Tronco

Niyama - significa autocontrole

Sauchan - manter a limpeza do corpo, do ambiente e cuidar da pureza mental;

Santosha - manter a mente em estado de paz, independente das condições externas;

Tapas - esforço sobre si próprio, determinação, comprometimento;

Swadhyaya – estudo das escrituras sagradas e de si próprio;

Ishwara-Pranidhana - a aceitação da Consciência Divina como o ideal da existência.



Os Galhos

Asana

Posturas mantidas confortavelmente


As Folhas

Pranayama

Expansão da energia vital

A Casca

Pratyahara

Direccionar os sentidos da periferia para o cerne do ser.


A Seiva

Dharana

Concentração


A Flor

Dhyana

Meditação


O Fruto

Samadhi

Iluminação, bem-aventurança, plenitude.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O acne e a essência das coisas

Quando tinha 15, 16 anos, aconteceu-me algo de terrível: acne!!! Mas não era uma borbulhinha por aqui e ali. Era acne, com toda a sua força e pujança!!! Seguiu-se o caminho normal da maior parte dos adolescentes, que como eu, não acham piada nenhuma a olharem-se ao espelho e observarem a cara completamente infectada.

A minha auto-estima desceu naquela altura, a graus negativos. Deixei de conseguir olhar as pessoas de frente. E tornei-me extremamente introvertida. Tinha a cara "feita em papas" e a dias tantos, já não me lembrava da minha face limpinha.

Entre antibióticos e cremes para a cara caríssimos, as maravilhosas borbulhas manifestavam-se nas suas mais variadas formas.

Um dermatologista surgiu e com ele a maravilha que era o Ruocutan... Sem mais tempo a perder, lá tomei aquele horroroso medicamento, durante dois anos. A minha pele transformou-se, mas eu também me transformei por dentro.

O Ruocutan (não sei se ainda hoje é comercializado), foi na altura muito comentado, porque surgiram casos de numerosos suicídios em Inglaterra, em jovens, que consumiam Ruocutan. Quando a polémica se instalou, eu já havia tomado dezenas de caixas.

O meu sistema nervoso sofreu bastante na altura. Anos mais tarde, quando me surgiram os ataques de pânico, o médico sugeriu que a alteração do meu sistema nervoso, poderia muito bem ter sido causada também, pelo estrondoso medicamento.

Então, depois do Ruocutan, iniciou-se dentro de mim uma revolta completa, contra todos os medicamentos químicos. E foi nesta altura, que pouco a pouco, se iniciou a minha autodescoberta pelo caminho da cosmética natural.

Desde cedo, habituei-me a muitos cuidados com a pele do rosto. De início fui obrigada a tal, devido ao acne. Mas depois tornou-se um hábito inseparável.

Quando comecei a estudar Biologia, comecei a entender muito melhor, como é que tudo se processa no nosso corpo. A nossa pele é uma esponja ávida de tudo o que nela colocamos e, inevitavelmente, conduz as substâncias que por ela penetram até à corrente sanguínea. É sempre assim. Um creme pode até nem fazer grande efeito na pele, mas de certeza que as substâncias que possui, são absorvidas pelo nosso organismo. E, neste caso nem tudo o que entra, sai. Pode iniciar-se um processo de bioacumulação de metais pesados (por exemplo), ou de outras substâncias tóxicas.

Algures no tempo, no espaço e numa revista qualquer, li algo deste género: "Seria capaz de se alimentar, ou oferecer à sua família, como alimento, aquilo que coloca na sua pele?...

E foi assim que cheguei à conclusão, de que só deveria colocar na minha pele, algo que pudesse efectivamente comer, sem qualquer medo.

E depois de um longo caminho, cheguei às propriedades das plantas e finalmente à sua essência pura - os óleos essenciais.

Neste momento, com excepções para quando os compro já feitos (por falta de tempo), todos os cosméticos que utilizo, são elaborados por mim e são completamente naturais.

Não gosto muito de cozinhar, mas fazer cosméticos, utilizando óleos e matérias naturais, é uma espécie de dança culinária, à qual me habituei com entusiasmo crescente. Neste momento, é uma das coisas que mais prazer me dá fazer na vida.

Se calhar se não tivesse tido acne e se não tivesse tomado tal aversão a Ruocutans e afins, talvez não me teria deixado absorver por tudo o que sei hoje sobre aromaterapia e cosmética.

De facto, nada acontece por acaso... Precisamos de estar mais atentos!!!

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Alimentação vegetariana



A base da pirâmide (por ser mais larga), mostra-nos os alimentos que devemos ingerir em maior quantidade. O topo mostra-nos o inverso.

Aqui fica a sugestão...